top of page
Buscar

Pantanal - Dicas de Temporadas e Equipamentos de Pesca

Atualizado: 23 de ago. de 2018








MARÇO A MAIO


O Pantanal inicia a sua vazante em Março e vai até Maio. Neste período a melhor opção de pesca é o Pacu, que pode ser pescado de duas maneiras: de "batida", nas margens do rio, com vara de bambu e isca de coquinho (tucum - fruta regional), de jenipapo ou de bolinho, mistura de farinha de mandioca, farinha de trigo e ksuco sabor de frutas; ou ainda, com vara e molinete em poços profundos com isca de caranguejo.


Chama-se a atenção que para esta pesca é necessário um anzol próprio para o Pacu. Tem-se também a opção da pesca de peixes de fundo de couro e de escamas: o Jaú, o Pintado, a Cachara (o Surubim), o Dourado, o Barbado e vários outros tipos de peixes. É a chamada pesca de rodada (o barco fica solto, descendo a correnteza dos canais) e como iscas, são usados tuviras, mussum e iscas brancas.


Neste período é muito apreciada a pesca do Dourado: com iscas artificiais e ou tuviras, e iscas brancas, chega-se aos corixos, onde o Dourado fica, na boca da vazante, a espera de peixes menores (lambari, sauá, sardinha, etc) que saem do mato e ao encontrar a vazante são atacados pelo Dourado.


Nesta época a temperatura é muito elevada, variando de 32 a 42 graus Celsius, o clima é extremamente seco, sem chuvas, e recomenda-se o uso de filtro solar. De final de abril a maio observa-se o fenômeno da "dequada" (cinzas e resíduos das queimadas atingem o Rio Paraguai trazidos dos campos do Pantanal e arrastados pelas águas de chuva).







JUNHO E JULHO


O Rio Paraguai está com nível mais baixo e estes dois meses se caracterizam pela pescaria de fundo : o Jaú, o Pintado, a Caxara (o Surubim), o Dourado, o Barbado, etc, e a tuvira é a isca mais usada e mais preferida.


Pesca-se também o Pacu, em locais de fundo de baías, com remansos, a isca é o caranguejo e o material utilizado é a vara, o molinete e o anzol próprio para o Pacu. Neste período a temperatura é mais amena, variando de 20 a 30 graus Celsius, e clima seco, sem chuvas.


Entretanto, podem ocorrer inversões térmicas repentinas, fazendo a temperatura cair até 10 graus Celsius. Recomenda-se o uso de um abrigo de moletom e ter a mão um agasalho suficiente para abrigar até 8 graus Celsius de temperatura.






AGOSTO E SETEMBRO


Nestes meses o Rio Paraguai está muito baixo e atinge a sua cota mínima: como diz o Pantaneiro, "o rio está na caixa", ou seja, está no seu leito normal.


A pesca continua igual a do período Junho e Julho acima, com apenas uma mudança: inclui a pesca do Pacu de batida, com vara de bambu e isca de bolinho, que é a mistura de farinha de mandioca, de farinha de trigo, e de ksuco de sabor de frutas.


Nesta época a temperatura volta a subir, variando de 32 a 42 graus Celsius, e os dias são extremamente secos (sem chuva).




OUTUBRO


Final da temporada de pesca, caracteriza-se pela pesca de todos os tipos de peixe e suas respectivas formas de pesca.


Ainda é um período quente - temperaturas variando de 32 a 42 graus Celsius - mas, podem ocorrer eventuais chuvas que faz a temperatura, principalmente à noite, variar entre 20 e 30 graus Celsius. Com as chuvas, o Rio Paraguai começa a subir lentamente e tem início o período de cheia do Pantanal.



 


EQUIPAMENTOS INDICADOS


PINTADO E CACHARA Varas: 15 a 30 lbs - Linhas: 0.50 ou 0.60 mm Anzóis: 6/0, 7/0, 8/0 encastoados com fio de aço


PACU E PIAUÇU Varas: 15 a 25 lbs - Linhas: 0.50 mm Anzóis: de haste curta 3/0, 4/0, 5/0 já encastoado com fio de aço de 5 a 10 cm


DOURADO Iscas artificiais (colher é proibido) Varas: 15 a 25 lbs - Linhas: 0.50 ou 0.60 mm Anzóis: 6/0, 7/0, 8/0 encastoados com fio de aço de 15, 20 ou 25 cm


JAÚ Varas: 50 lbs ou mais - Linha: 0.70 ou 0.80 mm Anzóis: 6/0, 7/0, 8/0 encastoados


PIRANHAS, PIRAPUTANGAS E OUTROS PEIXES MENORES Varas: 12 a 25 lbs - Linhas: 0.35 a 0.50 mm Anzóis: 1/0 a 4/0 encastoados com fio de aço Chumbadas: pequenas (leves) para pesca de rodadas, médias e grandes (pesadas) para pesca de fundo.


DICA ESPECIAL: as varas de pesca podem ser apenas duas, uma de equipamento pesado (para Cachara, Jaú, Dourado e Pintado) e uma leva para pesca de peixes menores.






JAMAIS ESQUECER


Medicamentos de uso contínuo para aqueles que não podem deixar seu tratamento de lado Analgésicos, engov, sal de frutas Eno ou estomazil ou sonrisal, repelente e protetor solar Camisas de tecido leve, manga comprida Agasalhos para os períodos sujeitos a frentes frias (maio a agosto) Chapéus ou bonés com protetores de nuca Óculos polarizado e capa de chuva Filmadora, máquina fotográfica, carregadores e baterias







 

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page